A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

    O leite materno é essencial para o desenvolvimento do bebê uma vez que é composto por substâncias que alimentam, aumentam o número de anticorpos e satisfazem a fome.

Além da importância nutritiva, a amamentação fortalece o vínculo mãe/bebê e colabora para o desenvolvimento das estruturas orais envolvidas no ato de sugar.

O ato de sugar é um reflexo de alimentação com a finalidade de ingerir o leite materno, e para tal, todas as estruturas orais envolvidas (lábios, língua, bochechas,  músculos da face) e mandíbula são recrutadas, se desenvolvendo e se fortalecendo.

Fato que muitas mães desconhecem é de que a mamadeira não substitui as funções da amamentação, tanto pelos fins nutritivos e de vínculo, como também pela diferença que existe entre o bico do seio e o bico da mamadeira.

O mamilo dentro da boca da criança não apresenta uma forma constante, ocupando todo espaço da boca do bebê, adaptando as estruturas. O mamilo possui certa elasticidade que permite que o comprimento do seio materno seja determinado durante a amamentação e, portanto, exige um esforço muscular importante para o desenvolvimento das estruturas orais e mandíbula.

Já os bicos de borracha, são pouco elásticos, oferecendo mínima alteração de comprimento. O movimento exigido para ingestão do leite neste caso é a sucção – movimentos realizados pela mandíbula somente de abertura e fechamento - ato que não propicia o esforço ideal para o crescimento mandibular e para o desenvolvimento das estruturas orais envolvidas.

Portanto MAMÃES, se não houver motivo que leve a ausência da amamentação, opte pelo leite materno, vai  valer a pena!

            Dra. Juliana Salgado Peralta Lima
            Fonoaudiologa - ju-peralta@hotmail.com

   
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
 ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL